Resultado de imagem para negros nos eua
Linchamento dos negros na década de 1930 nos Estados Unidos

       A História dos Estados Unidos é marcada pela questão da segregação racial. Muitos historiadores procuram compreender o paradoxo existente entre os  ideais de liberdade e democracia defendidos pelos EUA desde sua independência e a manutenção de um sistema escravista e de segregação. No entanto, o sistema escravista se constituía como um modelo extremamente lucrativo para a economia, já que as condições de trabalho eram mínimas, o que justificava a manutenção do sistema, mesmo em tempos de avanços tecnológicos e científicos. 
      A segregação racial tão forte no país no século XIX e XX, pode ser vista como uma consequência direta da escravidão e encontra vestígios na sociedade americana até os dias atuais. 
No contexto que envolve a famosa Guerra de Secessão, a questão racial foi extremamente discutida e gerou muitos conflitos entre os estados do Norte e do Sul do país.
André Martin em "A Guerra de Secessão" aponta que grande parte das divergências entre os estados partia ou de alguma forma tocava no ponto da abolição da escravatura. Sulistas conservadores defendiam a manutenção da escravidão, enquanto os nortistas progressistas defendiam a abolição. 
     Fato é que os negros e seus direitos foram constantemente feridos e deixados de lado. A História dos negros que viveram, lutaram, sofreram nesse contexto também é a História dos Estados Unidos. 
E é essa história que nós queremos contar. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue